Selo +Verde

Dê visibilidade aos resultados da gestão ambiental sustentável de sua empresa

verde

A partir da seleção de indicadores é realizado o monitoramento de sua empresa em 4 dimensões

ENERGIA

A produção e consumo de energia é um dos grandes problemas para a implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável, seja em escala local ou global.

Para assegurar a utilização racional de energia, diminuindo a demanda por novas fontes de produção, iremos realizar o monitoramento do consumo de energia para buscar a eficiência, indicando a adoção de ações que contribuam para sua redução.

ÁGUA

Os efeitos das mudanças climáticas vem provocando a escassez de recursos hídricos.

A disponibilidade de água para consumo vem sendo um dos maiores desafios para os governos e empresas.

Formas alternativas de captação, aproveitamento e reuso de águas têm surgido como ações necessárias para o setor produtivo seja ele da indústria, do comércio ou da prestação de serviços.

Desta forma, iremos monitorar o consumo de água e possíveis desperdícios, propondo medidas para melhoria de sua gestão, incluindo a proposição de ações de consumo consciente, reuso e aproveitamento de água.

RESÍDUOS

As atividades humanas, em especial as relacionadas aos setores produtivos, produzem resíduos e efluentes, sejam eles sólidos, gasosos ou líquidos. A gestão desses resíduos deve contemplar as possibilidades de redução, reciclagem e reuso, bem como toda sua rastreabilidade até seu destino final.

Para garantir o atendimento dessas questões, será realizado o monitoramento desses resíduos, desde sua produção até seu destino final. Ações corretivas e de melhorias serão indicadas para que sejam alcançados melhores resultados.

LEGISLAÇÃO

Para a regularidade das atividades produtivas, a legislação prevê uma série de licenças, autorizações, outorgas, alvarás e anuências que disciplinam essas atividades e sua repercussão sobre o meio ambiente.

Manter a regularidade desses documentos garante o atendimento à legislação e, por consequência, a redução dos impactos ambientais e sociais.

Para isso, será realizado o monitoramento da vigência desses documentos, sua existência e o atendimento a exigências, caso existam, indicando medidas necessárias para a perfeita regularidade das atividades à legislação vigente.

A obtenção do selo +Verde passa por 3 estágios

TURQUESA – Indica que a empresa definiu sua Linha de Base.

ESMERALDA – Indica que a empresa demonstrou evolução positiva dos indicadores de sustentabilidade ambiental em duas auditorias seguidas.

JADE – A empresa alcançou as Metas estabelecidas a partir de sua Linha de Base no final do ciclo de 1 ano.

Modelo de gestão baseado no ciclo PDCA

A Plonus realiza o monitoramento dos indicadores em ciclos de três meses, onde os indicadores são medidos e as ações necessárias para o próximo ciclo são identificadas.