Socioambiental

Com o objetivo de proporcionar interação entre os atores sociais envolvidos no processo de implantação de empreendimentos e o meio ambiente, a equipe do Eixo Socioambiental desenvolve ações com foco na ampliação das práticas educacionais, difusão de conhecimentos e formas de relação e manejo dos recursos naturais, respeitando os modos de vida das comunidades locais, bem como suas atividades produtivas.

Dentre os papéis desempenhados pela equipe está a construção, junto à comunidade, de comportamentos voltados para a preservação do meio ambiente, considerando também os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da região em questão, pois, são fatores fundamentais de influência nesse processo educativo.

O relacionamento estreito com a população permite que todas as informações e novidades circulem de maneira rápida, simples e transparente, contribuindo para a construção de uma relação de confiança, essencial, também, na mediação de quaisquer possíveis conflitos.

Como Fazemos? 

As atividades realizadas e os serviços prestados pela Plonus referentes ao Eixo Socioambiental concentram-se em três grandes áreas de atuação: a Educação Socioambiental, a Comunicação Social e a Articulação e Mobilização Social.

A metodologia utilizada exige a participação de equipe multidisciplinar formada por educadores ambientais, assistentes sociais, sociólogos, biólogos e outros  especialistas que possam contribuir com a troca de informações acerca do meio ambiente entre empreendedor, sociedade, além de outras instituições envolvidas.

São valorizados os processos de discussão  coletiva, construção do conhecimento, interação, percepção ambiental, minimização de conflitos e transparência nas informações, a fim de dar maior segurança ao empreendedor e no cumprimento das legislações específicas.

Educação Socioambiental

A Lei Federal nº 9.795/1999 dispõe sobre a educação ambiental no Brasil e instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Em cumprimento a esta legislação, muitos empreendimentos ao se instalarem têm em suas licenças de instalação ou de operação a exigência do retorno à sociedade dos danos causados ao meio ambiente de seu entorno. Esse retorno à sociedade, dentre outras atividades, é ofertado a partir de ações de educação socioambiental.

Em outra vertente, as empresas têm exigências em seus processos de licenciamento e de gestão ambiental, que também necessitam que suas equipes de colaboradores recebam treinamentos constantes acerca da importância da valorização do meio ambiente, da preservação de recursos naturais, o que pode ser solucionado a partir de ações de educação socioambiental. Como por exemplo, na obrigatoriedade da gestão ambientalmente  adequada dos resíduos sólidos.

Por ouro lado, também muitas empresas que buscam acreditação, certificações, selos ambientais, ou o cumprimento de responsabilidade ambiental, necessitam de apoio nos processos de planejamento, implantação e monitoramento de ações voltadas para o meio ambiente interno e do seu entorno imediato.

Desta forma, a Plonus oferece a seus clientes uma linha de educação socioambiental promotora de interação entre sociedade/natureza, promovendo discussões, reflexões e mudanças de atitudes para consolidar valores socioambientais, estimulando o exercício da cidadania por meio de ações direcionadas a gestão sustentável do meio ambiente.

As ações de Educação Socioambiental propostas pela Plonus buscam promover a participação individual e coletiva dos grupos a serem trabalhados na formulação de soluções e alternativas compartilhadas de prevenção e/ou conservação do meio ambiente, principalmente ao que se refere aos programas ambientais exigidos pela legislação para a mitigação ou minimização de impactos na instalação de empreendimentos.

As atividades de educação socioambiental serão desenvolvidas a partir da valorização de métodos participativos e coletivos de aprendizagem, podendo ser oferecidas  projetos, programas, palestras, oficinas, debates, dinâmicas, capacitações, entre outras. Ocasiões que garantam aos participantes assumir o papel de sujeito das ações, e não apenas meros receptores de informações ambientais ou normas de conduta, a partir de discursos e valores preestabelecidos.

Comunicação Social 

A grande área de Comunicação Social da Plonus tem caráter transversal com todos os demais produtos por nós oferecidos, servindo como uma ferramenta facilitadora de apoio e de transparência de informações. Desta forma, deverão ser definidas estratégias que favoreçam o relacionamento do empreendedor, sociedade, poder público e demais instituições acerca dos processos decorrentes do planejamento, implantação e operação.

O foco das ações de comunicação social está na definição de mecanismos que garantam, a todos, o acesso às informações sobre o processo de implantação do empreendimento e seus impactos socioambientais, assim como as medidas propostas para mitigar os impactos que afetarão as áreas de seu entorno.

A Plonus propõe a construção de um relacionamento harmonioso do empreendedor com os demais atores sociais envolvidos, assegurando o acesso antecipado às informações relacionadas ao empreendimento e às atividades necessárias à sua implantação e operação, com uso de linguagem e instrumentos de comunicação apropriados a cada público a que se destinam.

Serão também criados canais de comunicação para a divulgação e esclarecimento de informações, junto ao público-alvo em questão, sobre processos e ações a serem desenvolvidas pelo empreendimento ou por outras instituições parceiras.

As ações de Comunicação Social a serem desenvolvidas pela Plonus valorizam a metodologia baseada na participação social, sendo sustentada pelos seguintes princípios básicos:

  1. Construção de processo socioparticipativo, mediante o desenvolvimento de ações de caráter informativo e educativo;
  2. Fortalecimento das comunidades locais e das organizações da sociedade.
  3. Construção, ampliação e manutenção dos canais de interlocução entre empreendedor e sociedade.
  4. Transparência e acesso às informações referentes ao empreendimento, estudos e ações inerentes ao processo de licenciamento ambiental.
  5. Respeito e adequação ao contexto socioambiental, por meio da capacitação do corpo técnico em práticas ambientalmente adequadas e socialmente responsáveis.
  6. Valorização dos produtos e prestadores de serviço locais, buscando, inclusive, elevar a qualidade dos serviços para atendimento das demandas locais.

Articulação e Mobilização Social

A chegada de um empreendimento de qualquer porte e natureza em uma área é um elemento de impacto e transformação em diferentes níveis para uma localidade. Falamos em diversas escalas que vão desde o entorno imediato, um bairro, um município ou uma região.

Nos territórios onde existe uma economia já montada, um tecido social relativamente coeso e capacidade de ação coletiva por parte dos grupos sociais existentes, a ação governamental pode assumir um caráter mais indutor do desenvolvimento para determinada região.

Desta forma, a Plonus oferece como instrumento indispensável ao conjunto de produtos por nós oferecidos, a expertise de uma equipe capacitada para apoiar o empreendedor na promoção de mudanças nas relações com o mercado e de novas articulações e alianças com atores de fora do território, bem como, no reforço de energias latentes de modo a deslanchar processos de desenvolvimento e de novas oportunidades de negócios.

Assim, este apoio virá diretamente de ações de articulação e mobilização social e interinstitucional, que serão realizadas com o poder público, órgãos e instituições por meio de reuniões, visitas técnicas, identificação e consolidação de parcerias, objetivando garantir a transparência das informações.

Articulação: Abrange as atividades e ações de comunicação desenvolvidas com o objetivo de estabelecer um relacionamento construtivo com as diversas instituições possivelmente envolvidas.

Mobilização: Abrange ações que buscam despertar no público-alvo a importância das atividades a serem executadas como forma de promover o acúmulo de externalidades.

Interação: Envolve um conjunto de ações e instrumentos de comunicação desenvolvidos com o objetivo de informar aos diferentes públicos sobre as ações a serem executadas.