Meio Físico

O Meio Físico é o conjunto dos elementos inanimados da natureza que proporcionam os ambientes e condições para o desenvolvimento dos seres vivos. É composto pelos recursos materiais terrestres como o solo, as rochas, a água e o ar, e pelas energias naturais atuantes no planeta, como a energia solar, os quais mantêm uma interação dinâmica entre si, os meios biológicos e as alterações resultantes das ações humanas.

Os estudos do meio físico englobam várias áreas de conhecimento, tais como:

  1. Geologia
  2. Geomorfologia
  3. Hidrologia
  4. Hidrogeologia
  5. Meteorologia

O desenvolvimento de diversos projetos e empreendimentos dependem do conhecimento das condições destes elementos desde a fase de planejamento até as etapas de implantação e operação.

Como Fazemos? 

A Plonus realiza o diagnóstico e o monitoramento de elementos do meio físico para garantir a previsão, prevenção e acompanhamento de possíveis impactos ambientais, fazendo com que o seu empreendimento atue de acordo com as exigências legais.

Através de testes, ensaios e pesquisas, a Plonus desenvolve o diagnóstico e monitoramento dos seguintes elementos:

  1. Recursos hídricos
  2. Solos e relevo
  3. Atmosfera, Meteorologia e Clima

Os estudos e análises podem ser realizados pela Plonus individualmente para cada elemento, ou de maneira integrada por uma equipe multidisciplinar, garantindo uma percepção mais ampla das influências recebidas ou exercidas no meio físico.

Recursos Hídricos

A água é o elemento determinante para o estabelecimento da vida e é em função dela que sociedade humana se desenvolveu. Os problemas relativos aos recursos hídricos geralmente estão relacionados à sua gestão inadequada, que pode acarretar em grandes impactos tanto na natureza quanto nas comunidades que dela utilizam.

A Plonus possui equipe capacitada e habilitada para realizar estudos relativos aos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, dando o suporte necessário para a obtenção de licenças e o monitoramento das suas características.

Garanta a qualidade das águas através de análises física, química e biológica, em laboratórios certificados, de acordo com todos os parâmetros exigidos pela legislação vigente.

Solo e Relevo

Os solos, com suas características físicas e químicas, exercem importante papel no desenvolvimento da biodiversidade terrestre, assim como no controle do ciclo hidrológico e do ciclo do carbono. Eles são a base para o desenvolvimento das principais atividades humanas como a agricultura, servem como suporte para o desenvolvimento das obras e construções, como fonte de recursos minerais, entre tantos outros usos. As consequências das alterações das suas condições naturais são percebidas com menor intensidade do que em outros meios como a água e o ar, porém, por se tratar de um recurso finito e não renovável, considerando a escala geológica de tempo para sua reposição, e o quanto à essencial para o desenvolvimento da vida, deve ser priorizada a sua preservação.

A análise dos solos, tanto da composição quanto do relevo, tem sua importância no contexto dos estudos ambientais uma vez que possui ligação direta na relação do homem com a natureza, fornecendo informações que subsidiam o desenvolvimento de projetos e obras, e a ciência, para fins de prevenção ou tratamento, de possíveis impactos.

A Plonus promove o diagnóstico ambiental das áreas de conhecimento relacionadas ao solo e relevo, como a Geomorfologia, Geologia e Pedologia, assim como realiza as análises e projetos necessários para a prevenção ou tratamento de impactos ambientais neste meio como processos erosivos, compactação, contaminação, salinização, acidificação, redução da matéria orgânica e biomassa.

Atmosfera, Meteorologia e Clima 

A atmosfera terrestre compõe-se por uma mistura de gases que fornecem componentes vitais para o desenvolvimento dos seres em nosso planeta. Nesta fina camada, com cerca de 50 km de espessura, ocorrem importantes fenômenos decorrentes das atividades e interações de elementos climáticos como a temperatura do ar, umidade do ar, pressão atmosférica, ventos, nebulosidade e precipitações.

O estudo destes elementos através de registros de um longo período, analisando tendências duradouras, compete à área da Climatologia, que se refere ao clima. Por outro lado, a análise destes elementos de forma momentânea, considerando apenas o instante atual, é explorado pela Meteorologia, que apresenta dados do tempo.

A composição dos gases atmosféricos também é de grande relevância para o equilíbrio ambiental. A poluição pela emissão de gases nocivos e material particulado é um dos principais passivos das atividades industriais e o seu controle é necessário para garantir o atendimento às normas e legislações.

A Plonus assessora o seu empreendimento com a realização de análises climáticas e meteorológicas, assim como realiza o monitoramento e a projeção de soluções para a emissões de gases poluentes, prevenindo danos ao meio ambiente, às pessoas e às propriedades.